Fiscalização

Comércio de animais na Avenida Medianeira chama atenção durante a romaria

"Uma tenda que comercializava animais na Avenida Medianeira, na tarde deste domingo, chamou atenção de participantes da 72ª Romaria da Medianeira, em Santa Maria. No espaço, eram vendidos bichinhos como coelhos, patos, periquitos e pombas, entre outras espécies. Diversas pessoas criticaram a venda das espécies, que aparentavam estar malcuidadas e sofrendo com o calor. Além de potes de água sujos, havia gaiolas com muitos animais em uma mesma gaiola.

Por que Nossa Senhora Medianeira é tão amada?

A presidente do Grupo de Apoio Santa-mariense de Proteção Animal (Gaspa), Elis Parode, foi uma das pessoas que presenciou a comercialização no local.

_ Já soube que teve animal que acabou morrendo e ninguém faz nada. Liguei para diferentes órgãos e ninguém veio fiscalizar _ lamenta Elis.

O proprietário da tenda, Sérgio Walker, veio de Carazinho e garantiu ter licença para vender no local, mas recusou-se a mostrá-la à reportagem. Ele garantiu ainda que todos os animais são legalizados e têm procedência:

_ Já faz seis anos que venho vender na romaria. Está tudo correto, o Batalhão Ambiental esteve aqui e constatou que está tudo certo. Sou produtor e tenho loja com veterinários que cuidam dos animais.

O comandante do 2ª Batalhão Ambiental, major Luiz Antonio de Oliveira Floresta, confirma que uma equipe esteve no local. Nenhum crime foi constatado.

_ Não constatamos que ele cometeu um crime, já que nenhum animal nativo ou silvestre foi encontrado. Além disso, também não foram constatados maus-tratos, por isso não temos como enquadrar _ explicou.

O superintendente de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tiago Candaten, afirmou que o local não foi comercializado para o vendedor e que, em princípio, ele estaria vendendo os animais de maneira irregular. Mas, segundo Candaten, a fiscalização foi feita somente até o meio-dia, horário que Walker não estava no local.

_ Nós vendemos lotes na via pública. O vendedor estava em um recuo de estabelecimento, que é considerado área particular. Excepcionalmente hoje, por ser uma data atípica, só fiscalizamos a avenida durante a manhã _ justificou Candaten. "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Conheça os vencedores da 2ª Tertúlia da Poesia

Próximo

BM flagra jovens com oito tatus em veículo em São Gabriel

Geral